Marinha Raupp garante R$ 4,9 milhões para combate a incêndios em aeroportos de RO

Brasília – A deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO), com apoio do senador Valdir Raupp (PMDB/RO) garantiu o empenho na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) de R$ 4.979.500,19 para a aquisição de 3 carros contra incêndio. Os carros serão usados nos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

Para a deputada Marinha Raupp a compra de novos carros de combate a incêndio fará com que os aeroportos aumentem sua capacidade de transporte de passageiros, segundo resolução da ANAC. “Para que nossa região seja atendida com mais vôos, era necessária a compra de novos carros de combate a incêndio e por isso atuamos junto a SAC para a garantia e liberação desse recurso”, frisou a deputada.

Ji-Paraná

O aeroporto de Ji-Paraná, atende, num raio de 100km, os municípios de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Rolim de Moura e uma população de aproximadamente quatrocentos mil habitantes. Atualmente são movimentados cento e quinze mil passageiros anualmente.

Cacoal

O aeroporto Capital do Café, localizado no município de Cacoal, atende, num raio de 100km, os municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Alvorada do Oeste, Nova Brasilândia, São Felipe, Santa Luzia e uma população de aproximadamente 350.000 habitantes. São movimentados vinte mil passageiros anualmente. Com o carro atual a operação máxima permitida para o aeroporto de Cacoal é de 700) movimentos trimestrais de aeronaves.

Vilhena

O aeroporto BRIGADEIRO CAMARÃO, localizado no Município de Vilhena/RO, atende, num raio de 100km, os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteira do Oeste e uma população de aproximadamente 79.616 habitantes. Atualmente são movimentados 100.000 passageiros anualmente. Nos últimos 5 (cinco) anos, a demanda de passageiros vem crescendo a uma taxa de 114%, passando de 23.640 passageiros em 2007 para 57.065 passageiros em 2011. Sendo assim, para aumentar a oferta de voos e o número de passageiros atendidos, é necessário que seja adquirido um novo veículo, o que permitirá a elevação da categoria de combate a incêndio do aeroporto e, consequentemente, a operação ilimitada de movimentos trimestrais de aeronaves.